¿Quién eres tú? / by Marcelo Kertesz

Em 2006, meu grande amigo Péri pediu que fizesse a capa do seu novo CD, Samba Passarinho. Claro que o convite foi uma honra para mim e fiz com todo o carinho que tenho por Péri. Mas o mais engraçado veio depois. Péri inscreveu o CD para concorrer ao Latin Grammy e, para minha grande surpresa, fomos escolhidos como um dos indicados na categoria 'Melhor Projeto Gráfico', que inaugurava naquele ano. E, também pela primeira vez, naquele ano a premiação seria no Madison Square Garden, em Nova York.

Comprei as passagens, mandei fazer smoking, preparei discurso e tudo mais que o pacote "Grammy nominee" dava direito. Aluguei até uma "limo" para nos levar ao tapete vermelho. Para embaraçar um pouco as coisas, dois dias antes da festa, meu sogro teve um pré-infarto e Duca, minha mulher, teve que voltar ao Brasil às pressas. Eu, que não queria ir sozinho, tratei rapidamente de importar minha mãe e minha irmã mais nova, Mariana, para irem comigo ao evento.

Tudo pronto, os três patetas no carro, quando, ao chegar às proximidades do local, começamos a ouvir a massa de fãs que, por trás das barreiras azuis "Police Line - Do Not Cross" clamavam por alguma coisa que ainda não se entendia. Chegando mais perto percebemos que os gritos se dirigiam ao nosso carro. E logo começamos a distinguir os gritos. Era um ritmado e contínuo "Baja la ventana! Baja la ventana!", pedindo que abríssemos a janela da "limo". Olhei para minha mãe, que orgulhosa me disse: "Abra a janela, filho, é para você! É seu dia!". Hesitante, abri lentamente a janela. O côro parou por um segundo. Silêncio. E logo recomeçou, agora com outra letra. "Quién eres tú?! Quién eres tú?! Quién eres tú?!" eram os gritos indignados e decepcionados com a minha insignificância.

Como eu de fato não era ninguém, fechei humildemente o vidro e, já achando aquilo tudo o máximo, passei pelo tapete vermelho e fui aproveitar a festa. Não ganhamos o prêmio, mas certamente aquela já foi a melhor indicação à prêmio que já tive.

Uma das músicas do CD – Samba Passarinho, versão remix

O link do CD no iTunes aqui e a sobrecapa em acrílico do projeto gráfico abaixo.