Mãe artista / by Marcelo Kertesz

Lá em casa a gente aprendeu cedo que dava para ser o que a gente quisesse, só dependia do nosso esforço. Você não tem ideia do medo que isso dava. E o mais assustador é que tivemos dois bons exemplos dentro de casa, para não dar margem à qualquer desculpa. Meu pai, que depois de ser prefeito de Salvador por duas vezes, largou tudo para ser jornalista de rádio, com um enorme sucesso. E minha mãe, que era Secretária de Educação e vereadora e largou tudo para ser artista plástica. Começou meio como distração e hoje ela já expôs em vários lugares do mundo e tem algumas esculturas suas espalhadas em praças públicas por aí.

Apesar de nunca dizer a ela, morro de orgulho. E além disso, é a "cliente" que mais confia em mim. Não paga, mas me deixa criar seus livros, catálogos, sites... só não deixa dar nome às suas gordinhas.

Para sua exposição mais recente – Mulheres do Brasil – tive o prazer de criar parte do espaço expositivo (junto com o experiente e talentoso William, da Elástica), além de fazer os catálogos – impresso e digital – com maravilhosas fotos de Ricardo Barcellos e sua equipe.

O melhor de tudo é que a Presidenta Dilma, fã do trabalho, abriu a exposição "Mulheres do Brasil" no Palácio do Planalto. Minhã mãe fez uma escultura monumental linda, "As Guerreiras", em homenagem aos guerreiros de Bruno Giorgi que ficam logo ali em frente. Foi um momento muito bacana. Deu até cobertura no Jornal Nacional ;)

Algumas telas do catálogo digital estão no link abaixo. Quem quiser baixar (é grátis), o link é esse aqui: App Eliana Kertész no iTunes