Sequestro-Relâmpago / by Marcelo Kertesz

Essa é uma peça de campanha política que gosto muito. Ela fez parte do programa de segurança da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de SP em 2012. Um tema difícil. As histórias de violência eram comuns na cidade, mas não era fácil contá-las de uma forma emocional e eficiente, sem ser apelativa ou piegas.

Já tínhamos um depoimento muito forte, mas estávamos insatisfeitos com o formato. Buscávamos um novo jeito. Por indicação de Lessandro Sócrates, nosso editor, eu tinha acabado de assistir The Thin Blue Line, documentário de 1988, do diretor Errol Morris. Estávamos discutindo a linguagem do filme, quando Lessandro e o diretor Rodrigo Siqueira sugeriram filmar uma reencenação de alguns trechos da história e contá-la ao estilo do Thin Blue Line. Assim fizemos. Ivan Abujamra dirigiu (e também atuou*) a reencenação. Rodrigo Siqueira, captou as cenas de depoimento. Lessandro fez uma brilhante montagem e o maestro João Andrade, a trilha. O resultado está aí:

*Ivan é o carequinha, visto de cima do lado do passageiro, com a arma na mão

**Update: como minha memória é falha, o diretor Rodrigo Siqueira corrigiu a autoria de algumas coisas importantes. Peço desculpas e replico aqui o comentário dele com as devidas correções:

"Quem sugeriu filmar como o The Thin Blue Line fui eu, Rodrigo, e não o Lessandro. Quem dirigiu fui eu, não o Ivan. Além da entrevista, eu escolhi cada frame para contar a história. O resto é ficção."